X

Já montou o calendário financeiro da sua empresa?

Por - 13 de maio de 2019
Calendário financeiro
O calendário financeiro ajuda as empresas a terem mais controle sobre as finanças. Com tantas movimentações ocorrendo diariamente, pode ficar difícil gerenciar o fluxo de caixa com eficiência. No entanto, a previsibilidade sobre gastos e receitas pode fazer toda a diferença para alcançar a saúde financeira. Você sabe quais são as principais despesas mensais da sua empresa? Tem controle sobre os compromissos agendados para os próximos meses? Ou costuma ser surpreendido com gastos inesperados? A falta de informações é a principal vilã quando falamos sobre gestão financeira. Se você busca ter maior domínio sobre as finanças da sua empresa, montar um calendário financeiro pode ser a solução ideal. Descubra como colocar isso em prática e manter as suas contas em dia a seguir!

O que é um calendário financeiro?

É uma adaptação de um calendário focada nos compromissos financeiros da sua empresa. Trata-se da forma encontrada para facilitar a visualização das obrigações e dos direitos que estão agendados para os próximos dias, semanas ou meses. O seu principal objetivo é permitir o rápido acesso às movimentações às quais o gestor deve estar atento. A principal razão que leva à utilização de um calendário financeiro é a complexidade das operações de uma organização. O gestor deve se preocupar com gastos operacionais, administrativos, folhas de pagamento, fornecedores, investimentos em marketing, obrigações trabalhistas e tributos, entre várias outras despesas. Em meio a tantos gastos, é preciso se certificar de que nenhum deles seja deixado de lado.

Benefícios para a gestão financeira da empresa

O uso dele proporciona vários benefícios para a rotina financeira de uma empresa. Veja quais são os principais:

Visão macro do que deve acontecer ao longo do ano

Uma análise anual é ótima para compreender melhor como acontecem as despesas e receitas de uma empresa. Por conta dos custos sazonais — como o pagamento do Imposto de Renda ou de outros tributos —, pode ocorrer uma variação muito grande entre um mês e outro. Com um calendário financeiro, você consegue ter uma visão ampla sobre a divisão desses gastos ao longo do ano inteiro e preparar o caixa da empresa.

Redução de problemas com atrasos de pagamento

Você já enfrentou complicações financeiras por conta de atrasos no pagamento? Ou então deixou de pagar algo simplesmente porque “passou batido”? O calendário financeiro elimina esses problemas relacionados às datas de vencimento e proporciona uma visão mais clara sobre o montante que será necessário para pagar todas as contas do mês.

Fácil acesso às informações financeiras para tomada de decisão

A tomada de decisão do gestor se torna mais segura e eficiente quando existem informações para embasá-la, certo? O calendário financeiro disponibiliza vários dados relacionados às receitas e despesas futuras. Dessa forma, você consegue avaliar melhor a viabilidade de novas compras e identificar quais são os principais grupos de despesas que consomem os recursos da organização.

Como criar um calendário financeiro?

Você ainda não montou o calendário financeiro da sua empresa? Veja um passo a passo que pode ajudá-lo:

Escolha uma plataforma adequada

O primeiro passo para montar o seu calendário financeiro é escolher qual será a plataforma usada para realizar esse controle. É possível optar por mural, quadro branco ou planilha digital. O importante é encontrar uma forma que seja de fácil acesso e visualização pelas pessoas interessadas.

Faça uma separação semanal

Para construir o seu calendário financeiro você pode fazer uma separação semanal, reservando os espaços adequados para preencher quais serão as despesas e receitas de cada dia.

Registre todas as movimentações futuras

Depois de criado o layout do calendário financeiro, você pode começar a preenchê-lo com as movimentações futuras. Nesse momento, é importante fazer uma análise profunda para identificar todas as despesas fixas e movimentações variáveis que já tenham data de vencimento. Anote o valor, a natureza da operação e o nome dos envolvidos.

Calcule o saldo dentro do período analisado

Por fim, você pode fazer cálculos do saldo final dentro de períodos específicos — como uma semana, um mês ou um trimestre. Para isso, basta subtrair o saldo das receitas pelo das despesas.

A importância de ter domínio sobre a contabilidade

Entre as principais despesas que devem ser destacadas no calendário financeiro estão os tributos pagos pela organização ao longo do ano. Para ter mais domínios sobre eles, a Express Contabilidade oferece soluções ideais para cuidar da sua empresa. Unindo os seus esforços com a nossa contabilidade, é possível ter um controle ainda maior sobre as suas finanças. Você gostou das informações sobre o calendário financeiro? Quer conhecer melhor as soluções da Express Contabilidade? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!