X

Planejamento tributário: o que é e por que sua empresa precisa de um

Por - 15 de abril de 2019
planejamento tributário
A sua empresa já possui um bom planejamento tributário? Em um mercado tão competitivo, conseguir lidar da melhor forma possível com a alta carga tributária brasileira pode ser considerado um grande diferencial para o seu negócio. Trata-se de uma ótima maneira de minimizar riscos e otimizar a lucratividade. Segundo um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está no topo da lista dos países com a maior alíquota de imposto sobre o lucro das empresas em todo o mundo: 34% (na soma de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). E, além desses tributos, existem diversos outros impostos que incidem sobre as operações de uma pessoa jurídica. Infelizmente não é possível eliminar completamente essas despesas recorrentes em uma empresa, mas é perfeitamente possível reduzir ao máximo o seu impacto no orçamento do negócio. O planejamento tributário é uma estratégia que possui a finalidade de encontrar os melhores caminhos para lidar com toda essa carga tributária. Quer entender melhor o que é o planejamento tributário e por que a sua empresa precisa de um? Então confira ao longo deste artigo.

O que é planejamento tributário?

Você sabe quais são os tributos que devem ser recolhidos pela sua empresa, considerando? Qual é o melhor regime tributário para que a sua empresa atue dentro da legalidade e minimize os custos tributários? Existe algum incentivo fiscal que pode ser aproveitado no seu ramo de atuação? E quais são as obrigações acessórias que surgem de acordo com essas decisões? O planejamento tributário é um estudo aprofundado sobre todas as questões que possuem ligação com os tributos recolhidos pela sua empresa. O objetivo principal desse procedimento é reduzir legalmente a carga tributária e simplificar o cumprimento de todas as obrigações legais. Ou seja, trata-se da utilização de meios legais para reduzir as despesas tributárias de uma pessoa jurídica. Na prática, o profissional contábil faz uma avaliação completa que possui três finalidades: 1- Evitar a incidência do fato gerador do tributo; 2-Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; 3- Retardar o pagamento do tributo, postergando o seu pagamento.

A importância do planejamento tributário para o seu negócio

Um bom planejamento tributário possui a capacidade de causar impactos muito positivos na sua empresa. São vários os benefícios que comprovam a importância desse estudo completo sobre a tributação. Veja os principais deles:

Redução de custos

A redução de custos é um dos objetivos buscados por qualquer empresa, não é? Nesse momento, todas as possibilidades devem ser consideradas: custos operacionais, folha de pagamento, automação de processos, substituição de fornecedores, conscientização dos funcionários, entre inúmeras outras. Entretanto, muitas empresas ainda desconhecem a possibilidade de reduzir as despesas com seus tributos. O planejamento tributário estuda todas as possibilidades para que você consiga pagar o mínimo possível para cumprir todas as exigências legais. Talvez migrar do Simples Nacional para o Lucro Presumido represente uma redução na carga tributária. Ou então talvez exista um incentivo que você pode aproveitar para gerar créditos tributários.

Cumprimento das obrigações legais

Além de pagar diversos tributos, as empresas brasileiras também precisam se preocupar com o cumprimento de diversas obrigações acessórias. Após feito um planejamento tributário, será possível ter mais clareza sobre todas essas exigências e suas datas de entrega – garantindo que os tributos sejam pagos dentro do prazo de vencimento e suas obrigações acessórias sejam cumpridas.

Otimização do fluxo de caixa

Quanto maior é a previsibilidade sobre as despesas, mais eficiente se torna o fluxo de caixa de uma organização. O planejamento tributário gera informações muito precisas sobre as despesas tributárias ao longo do ano inteiro, permitindo que você tenha uma ótima noção sobre a necessidade de dinheiro em caixa para quitar os compromissos.

Competitividade no mercado

Reduzir os custos tributários e minimizar os riscos envolvendo o cumprimento de todas obrigações legais podem se transformar em grandes diferenciais para o seu negócio. Com mais dinheiro em caixa, torna-se possível aplicar o capital em outras áreas da empresa para proporcionar o seu desenvolvimento.

Como é o processo de planejamento tributário?

O planejamento tributário envolve um estudo sobre cada um dos aspectos relacionados aos tributos pagos pela sua empresa. Os processos percorridos pelos profissionais da contabilidade para chegar às melhores conclusões sobre os tributos do seu negócio são os seguintes: 1-Análise sobre as características da organização: setor de atuação, faturamento, despesas com folha de pagamento, principais tributos recolhidos, entre outras. 2-Avaliação sobre a tributação adotada atualmente. 3-Estudo da legislação tributária e análise das alternativas de enquadramento tributário. 4-Construção de cenários para identificar as opções mais vantajosas para a empresa.

Garanta o melhor planejamento tributário com a Express

Ao longo deste artigo falamos sobre a importância que o planejamento tributário pode ter na sua empresa. Para colocar essa estratégia em prática, o primeiro passo é encontrar um escritório de contabilidade de confiança, certo? A Express Contabilidade reúne diversos serviços que vão ajudá-lo a encarar todos os desafios fiscais e contábeis do seu negócio. Quer entender melhor como a Express Contabilidade pode ajudá-lo com o seu planejamento tributário? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *