X

6 coisas que você precisa saber antes de franquear uma empresa

Por - 10 de dezembro de 2018
Franquear uma empresa

Franquear uma empresa própria ou de um cliente tem se tornado a escolha de muitos brasileiros.

O faturamento com franquias cresceu quase 7% no primeiro semestre de 2018 comparado ao ano anterior. Diante do pós-crise que o país passa, o número de empreendedores querendo entrar no mercado do franchising aumentou. Com o crescimento das franquias no Brasil, muitos deles estão pensando em transformar seu empreendimento em uma franquia para que sua empresa cresça. Este é o seu caso? Continue lendo nosso post e confira 6 coisas que você precisa saber antes de franquear uma empresa.

O que é franquear uma empresa?

Podemos dizer que franquear uma empresa é permitir que uma outra pessoa jurídica (autorizada) tenha a licença de usar a sua marca, sua identidade e seu modelo de negócio para comercializá-la. Entretanto, não se trata de uma revenda de produto. Franquear uma empresa vai muito além da distribuição. Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa que vende bonés personalizados no sul do país e que sua marca está chamando atenção de um empreendedor no sudeste. Este empreendedor entra em contato com você para franquear sua marca, ou seja, ele deseja abrir uma loja nos mesmos moldes que a sua, usar o mesmo nome que o seu e começar a vender exclusivamente os seus produtos, sem vínculo empregatício. Normalmente, nesse tipo de modelo de negócio, o franqueado — aquele que quer abrir uma franquia — paga uma taxa de franquia, como uma taxa de adesão, e mensalmente uma taxa de royalties, que normalmente corresponde a uma porcentagem do faturamento mensal. Vários são os cases de sucesso de franquias brasileiras, como Cacau Show, O Boticário, Havaianas etc.

O que é preciso saber antes de franquear a sua empresa

Por mais que o modelo de franquia esteja dando certo, é preciso levar em consideração alguns detalhes para que tudo seja feito de forma segura e legalizada para franquear uma empresa. São eles:

1-Analisar e reconhecer o seu produto ou marca

Antes de querer franquear uma empresa, o primeiro ponto que você deve analisar é se o seu produto ou serviço apresenta um diferencial para atrair franqueados. Seu produto oferece vantagens competitivas em relação aos concorrentes para ajudar os franqueados a vender? Esse é ponto de partida.

2- Atentar para as questões legais

Outro ponto que precisa ser analisado antes de franquear uma empresa é se certificar em relação às questões legais que envolvem o processo de franchising. Antes de tudo, você precisa ter a sua marca registrada, pois para franqueá-la é obrigatório que ela seja sua propriedade. Para isso, há necessidade de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

3- Solicitar a orientação de profissionais

Para franquear a sua empresa, você precisa estar muito bem protegido legalmente, assim como o franqueado que futuramente adquirir a licença da sua marca. O seu contrato com o franqueado precisa ser e estar baseado em ferramentas jurídicas. Portanto, contar com a assessoria de advogados especialistas nesse mercado é fundamental para não correr riscos.

4- Garantir atendimento

Após analisar o diferencial do seu produto, atentar para a legalidade da sua marca e pensar na documentação para franquear a sua empresa de forma segura, é hora de pensar como você vai atender aos seus franqueados. Antes de franquear uma empresa, tenha certeza de que será possível atender aos franqueados no que diz respeito à entrega de produtos. Para isso, tenha cautela e atenção ao analisar a sua cadeia de abastecimento para ter segurança de que será possível atender aos pedidos dos franqueados quando começarem a chegar. Nesse ponto, vale a pena não depender de um único fornecedor e ter alternativas. Imagine que seu principal abastecedor passe por uma grande falta de mercadorias. É necessário conseguir atender todos os seus clientes e franqueados em tempo útil, mesmo com esse problema.

5- Valor a ser investido

Se você está pensando em franquear a sua empresa, logicamente vai precisar investir na marca para que ambas as partes cresçam. Nesse caso, é preciso fazer uma formatação de como você quer enxergar a franquia. Afinal, é você quem vai determinar como será a loja, quais serão os produtos, qual o plano de divulgação e marketing, enfim, todo o modelo de negócio é responsabilidade do franqueador. Em regra geral, todas as franquias seguem um mesmo padrão, como é o exemplo da Cacau Show, O Boticário e Havaianas, como citamos. Essa padronização também é responsabilidade do franqueador e é importante para a identificação imediata do consumidor com a marca. Dessa forma, o valor investido para se tornar uma franqueadora dependerá de algumas decisões, como divulgação da franquia, a contratação de profissionais para o layout da loja e para orientação jurídica, assim como a assessoria contábil.

6- Contar com uma assessoria contábil

Se o seu negócio já precisava de uma assessoria contábil para estar legalizado e orientado de forma correta e segura, com a franquia da sua empresa, esse apoio é ainda mais necessário. Somente um serviço experiente de contabilidade poderá proporcionar ao franqueador segurança e prever com transparência os seus resultados com a franquia. É a partir de relatórios contábeis que os franqueados se sentem seguros para entrar em um negócio ou não. O contador é uma espécie de orientador que, além de fornecedor os relatórios necessários, mostra todos os dados em relação ao andamento do seu negócio, o que lhe dará mais segurança para trabalhar e investir neste novo formato de negócio. Além de todos os processos que sua assessoria de contabilidade já presta para sua empresa, com a franquia, ela ainda vai lhe ajudar no cumprimento legal das obrigações fiscais como franqueador. E, ainda, contribuir para que o franqueado cumpra legalmente suas obrigações contábeis junto a sua empresa. Agora que você já viu que a assessoria contábil é mesmo fundamental para franquear uma empresa, entre em contato com a Express Contabilidade e tenha sua empresa franqueada de forma lucrativa, segura e legal!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *