X

Você sabe qual é a função da contabilidade gerencial?

Por - 3 de junho de 2019
contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial existe para mostrar o potencial dos profissionais contábeis. Todos os dados financeiros e patrimoniais que passam por eles podem se transformar em informações muito úteis no processo de tomada de decisão de uma empresa.
O mercado está cada vez mais competitivo e todos os detalhes fazem diferença. Nesse contexto, o acesso à informação ganhou uma importância muito grande dentro das organizações. A contabilidade gerencial é um ramo focado em extrair informações relevantes relacionadas aos resultados conquistados pelo negócio. Você quer entender melhor a importância da contabilidade gerencial para o seu negócio? Então, continue a leitura!

O que é a contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial tem uma mentalidade diferente da tradicional. Apesar de ambas trabalharem com os mesmos dados, a primeira está mais preocupada em fornecer informações financeiras que auxiliem nas decisões. Ou seja, a contabilidade gerencial fica responsável pela geração de informações relevantes para a administração interna da organização — seus funcionários, gerentes e executivos —, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões e melhorar o desempenho. Em outras palavras, contadores gerenciais são parceiros estratégicos. Eles trabalham para garantir o sucesso, identificando maneiras de criar valor para a sua organização e os seus produtos ou serviços. Eles fazem isso usando números, dados e pesquisas para ajudar a liderança a tomar decisões informadas para minimizar os riscos e maximizar os lucros. Contadores gerenciais analisam e explicam o “porquê” por trás do relato dos números.

Quais são as funções que ela exerce?

A contabilidade gerencial pode exercer várias funções dentro de uma organização — sempre servindo como suporte na geração de informações relevantes para a gestão empresarial. Veja algumas das características da contabilidade gerencial que você pode aproveitar na sua empresa:

Ajuda para prever o futuro

A contabilidade gerencial ajuda na resposta a perguntas como: a empresa deve investir em mais equipamentos? Deve diversificar em diferentes mercados? Deveria comprar outra organização? Poderia aumentar o número de mercadorias em estoque? É necessário alterar o preço de venda dos produtos? Essas questões críticas são fundamentais no momento de prever as tendências nos negócios. Quanto antes uma empresa consegue compreender as suas necessidades e promover ações para a sua atualização, melhores são os resultados conquistados.

Auxílio para as tomadas de decisão

É mais barato adquirir produtos de terceiros ou materiais para fabricá-los internamente? Custo e disponibilidade de produção são fatores decisivos nesta escolha. Por meio da contabilidade gerencial, serão desenvolvidas percepções que possibilitarão a tomada de decisão nos níveis operacional e estratégico. Esse mesmo exercício poderia ser aplicado para decidir entre terceirizar o serviço de limpeza ou contratar profissionais com carteira assinada. Trata-se de uma decisão sobre uma atividade secundária dentro da organização, mas que pode fazer uma grande diferença no momento de apurar a lucratividade ao final do período.

Previsão de fluxos de caixa

A previsão de fluxos de caixa nos negócios é essencial. Qual é o valor das despesas que devem ser pagas no futuro? De onde virão as receitas? Elas aumentarão ou diminuirão no futuro? Uma das características da contabilidade gerencial é trabalhar com orçamentos e gráficos de tendência — fornecendo informações para que os gerentes possam decidir como alocar recursos para gerar o crescimento da receita.

Compreensão sobre as variações de desempenho

As discrepâncias no desempenho dos negócios são variações entre o que foi previsto e o que é realmente alcançado. A contabilidade gerencial usa técnicas analíticas para ajudar a administração a desenvolver variações positivas e gerenciar as negativas. Mais uma vez, trata-se de um suporte fundamental para a tomada de decisão.

Análise da taxa de retorno

Antes de embarcar em um projeto que requer investimentos pesados, a empresa precisaria analisar a taxa de retorno esperada. Se forem dadas duas ou mais oportunidades de investimento, como a organização deve escolher a mais lucrativa? Em quantos anos ela pode recuperar o investimento? Quais são os fluxos de caixa projetados? Todas essas são questões vitais que podem ser respondidas por meio da contabilidade gerencial.

A importância de contratar a contabilidade gerencial

Vimos ao longo deste artigo a importância que a contabilidade gerencial pode ter no seu negócio. Apesar de não ser uma rotina obrigatória — como a escrituração contábil ou o recolhimento de impostos —, as organizações que contam com o auxílio de uma empresa especializada em contabilidade gerencial saem na frente de suas concorrentes. Por outro lado, as empresas que não contam com uma contabilidade gerencial ou aplicam esses conhecimentos de forma equivocada têm menos informações para tomar decisões acertadas. E esse pode ser o diferencial para o sucesso no mercado. Você já conhecia a contabilidade gerencial? Gostaria de entender melhor o impacto que ela tem sobre a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!