X

Como funciona uma franquia de escritório de contabilidade?

Por - 24 de dezembro de 2018
Franquia de escritório de contabilidade

Existem diversas opções para quem está pensando em empreender no universo contábil: abrir seu próprio negócio, comprar um que já existe, começar uma sociedade. Abrir uma franquia de escritório de contabilidade também é uma delas.

No Brasil, o franchising é uma modalidade de negócio cada vez mais mais procuradas. Do terceiro trimestre de 2017 até o segundo trimestre de 2018, o faturamento de franquias chegou a incríveis R$ 160 bilhões! A franquia, portanto, é uma excelente opção para entrar no mercado, inclusive de contabilidade. Continue lendo nosso post para saber como funciona o sistema de franquias para um escritório de contabilidade!

Como funciona uma franquia?

Antes de falarmos especificamente a franquia de escritório de contabilidade, é necessário compreender o que exatamente significa ter uma franquia. Em 1994, foi criada a primeira legislação relacionada às franquias no Brasil, chamada de Lei do Franchising. Ela estabelece quais são as responsabilidades dos franqueadores e dos franqueados, ressaltando que não há vínculos trabalhistas e fiscais entre eles. A franquia precisa ter a mesma visão e cultura que a empresa franqueadora. Por isso, normalmente é oferecida uma capacitação para ensinar todos os processos e metodologias que envolvem o atendimento e a operação de uma maneira geral. Basicamente, ao adquirir uma franquia você tem o direito de uso da marca, ou seja, do logotipo, produtos, serviços, identidade visual e até mesmo da cultura empresarial. No caso de uma franquia de escritório de contabilidade, os serviços ofertados devem chamar a atenção do público, preferencialmente sendo concluídos de forma rápida. Em geral, o empreendimento pode oferecer:

– Serviços para atender a demandas contábeis, fiscais e tributárias;

– Serviços de consultoria, como atualização de empresas de acordo com as normatizações do meio;

– Planejamento tributário e fiscal.

Existe um perfil para o franqueado?

Não existe um perfil exato para ter uma franquia de escritório de contabilidade, mas algumas características devem fazer parte do perfil do franqueado.

Afinidade com o setor de atuação

É essencial que o franqueado tenha gosto por aquilo que irá desenvolver, afinal de contas a franquia passa a fazer parte da sua vida diária, e nada pior do que trabalhar numa atividade pela qual não se tem afinidade.

Conhecimento técnico na gestão do negócio

Muitos empreendedores optam pela franquia exatamente por não conhecer devidamente a área em que irão atuar. Aí está a importância de poder contar com o apoio de quem entende. O conhecimento em gestão é importante para que o franqueado saiba o básico no que se refere às operações, tais como financeiro, atendimento, logística e área administrativa.

Habilidade de gestão de pessoas

Também é muito importante que o franqueado saiba lidar com conflitos, que são normais e corriqueiros dentro de qualquer empreendimento. Portanto, ele deve saber se portar como um gestor de equipes e estar preparado para as surpresas e imprevistos.

Aptidão para lidar com a diversidade

Chama-se alteridade a arte de lidar com pessoas que pensam diferente. Logo, a quebra do preconceito é vital para o sucesso do empreendimento. O respeito e a habilidade para criar um espaço agradável para todos é fundamental. Muitas vezes, alguma ideia que foge da zona de conforto do empreendedor é decisiva para o sucesso da empresa.

Capacidade de adequação a mudanças

O gestor da franquia precisa compreender e se adequar às mudanças, cumprindo as regras do negócio e aceitando as estratégias definidas e testadas pela equipe do franqueador.

Quais as vantagens de abrir uma franquia de escritório de contabilidade?

Muitas pessoas já estão optando por abrir uma franquia de escritório de contabilidade em vez de começar a sua própria empresa. Isso se dá, principalmente, pelos benefícios que uma franquia oferece. É verdade que o franqueado não precisa ser um exímio especialista na área, uma vez que contará com o apoio e o treinamento da franqueadora. No entanto, é necessário, conforme já comentado, que ele tenha uma formação básica em contabilidade e, principalmente, que tenha afinidade com a área contábil. Além disso, ao adquirir uma franquia, você estará abrindo um negócio que não começará do zero. Isso porque a marca já é conhecida e oferecerá um serviço que já deu certo em outro local. Portanto, o franqueado já está com o seu modelo de negócio validado, aumentando, assim, a possibilidade de ter uma alta rentabilidade. Ainda há a grande vantagem de você poder contar com o suporte da franqueadora. Qualquer dúvida ou problema, você poderá se comunicar e buscar uma solução rápida e simples. Vale ressaltar que, atualmente, muitos escritórios já existentes estão procurando se tornar franqueados. Ou seja, se você já tem um escritório de contabilidade, é possível transformá-lo em uma franqueada. Se esse for seu caso, apenas é necessário ficar atento que, ao se tornar um franqueado, você deve seguir as orientações da franqueadora e se limitar aos serviços prestados por ela. Você pode estar pensando que isso pode significar perder a autonomia. Porém, na realidade, você apenas estará otimizando o processo, tornando-o mais rápido e melhor para você e para o cliente.

Como faço para abrir uma franquia de escritório de contabilidade?

O primeiro passo para você abrir uma franquia de escritório de contabilidade é procurar uma franqueadora de qualidade. Isso pode ser feito de muitas maneiras, seja por meio de eventos — conhecidos como feiras de franchising —, pelo contato com escritórios de contabilidade ou até mesmo pelo site da Associação Brasileira de Franchising. Cada franquia terá seu valor, podendo variar bastante entre si. Vale ressaltar que não necessariamente o menor valor representa a melhor empresa para você. Como já mencionado, ao adquirir uma franquia, você deverá seguir a cultura da empresa. Por essa razão, procure pesquisar bastante sobre a empresa para verificar se o seu perfil tem relação com a visão e a missão, entender como funcionam os diferentes procedimentos e como acontece o suporte ao franqueado. Falar com a própria franqueada também é uma boa forma de se informar. Uma boa dica é marcar uma visita para conhecer de perto como a empresa trabalha e se é esse modelo que você quer seguir ou não. A Express Contabilidade está de portas abertas para você nos conhecer melhor e tirar suas dúvidas sobre como abrir uma franquia! Entre em contato conosco!